terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Teclado volta para inglês ao reiniciar no Ubuntu 13.10

Então eu atualizei meu notebook e desktop com o Ubuntu 13.10 pensando que iria ser legal, mas depois não me pareceu uma boa ideia. Além do gráfico que as vezes borra em um ponto e depois volta, já tive alguns travamentos, poucos, mas acontecem. Porém o que mais me incomoda é que, a cada vez que inicio o computador, o teclado desconfigura.

Todo dia, ligo o computador, começo a digitar e percebo que o "ç" e os acentos estão todos fora do lugar: meu teclado está configurado como Inglês (EUA) ! Então uso o atalho no relógio e clico em "PT"(Português Brasil) e está resolvido. Porém, é só reiniciar e tem que fazer de novo. Irritante !
Vamos lá a solução definitiva que encontrei:

Abra a "configuração do sistema". Geralmente tem um atalho na barra lateral, também tem outro atalho no menu que usamos para desligar.

Na configuração do sistema, abra a opção "Suporte a Idiomas"
 Por fim, na janela que abriu, marque "Sistema de método de entrada do teclado" como "nenhum".

Após fazer isso, o teclado irá fixar na sua primeira opção de idioma ao reiniciar.

Lembrem-se, eu não estou ensinando configurar o teclado, eu suponho que já tenham feito a configuração correta e que estejam com esse bug que troca o idioma do teclado para inglês mesmo que essa não seja sua configuração principal.

Té + !

15 comentários:

  1. Marcos Antunes, estava com este mesmo problema.
    Agradeço por esta simples diga, mas que ajudou muito.

    Continue postando por mais que seja simples, pois irá ajudar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison ! Valeu por deixar seu comentário !
      Ver que meu post foi útil me motiva a compartilhar mais conhecimento aqui.

      Excluir
  2. Valeu! Eu estava ficando meio louco com essa falha!
    Nilson Dimas - Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  3. Poxa, segundo bug que vc resolve para mim no 13.10.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Q legal poder te livrar de 2 bugs !
      Agradeço por me deixar saber !

      Excluir
  4. Valeeeeeeeeeeeeu # egua tava desistindo já. rsrs ~ obrigado irmão, funcionou perfeitamente no ubuntu 14.04

    ResponderExcluir
  5. vlw cara, funcionou perfeitamente no ubuntu 14.04

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, segui seu tutorial, funcionou em parte, mais os assentos nao estao respondendo, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo !
      Verifique nas "configurações de sistema" -> "entrada de texto" e confirme se seu teclado está no idioma correto.
      Ao lado do relógio, há um ícone de troca de idioma do teclado tb, como "PT" e "EN", veja se está correto tb.
      Abs

      Excluir
  8. vlw ai amigo, resolveu o meu problema

    ResponderExcluir
  9. Rogério Torres , Valeu pela dica bug chato mesmo!

    Graças a sua dica deu tudo certo!

    ResponderExcluir
  10. cara você me salvou, obrigado pelo post bem explicado

    ResponderExcluir